Planejamento de relações públicas: por que é fundamental para a sua empresa?

Planejamento de relações públicas: por que é fundamental para a sua empresa?

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O planejamento de relações públicas é uma estratégia indispensável dentro de qualquer empresa que busca manter sua imagem positiva no mercado. Se você ainda não compreende bem como um profissional de RP pode ser vital para o seu negócio, fique tranquilo! Vou explicar tudo em detalhes neste artigo!

A falta de um bom planejamento de relações públicas leva as empresas a cometerem erros que poderiam ser evitados. A prosperidade traz, consigo, a necessidade de se comunicar melhor com o público. E isso não pode ser feito de maneira solitária, pois é preciso agir com profissionalismo para envolver e encantar seu consumidor.

Você já deve ter visto o famoso caso do McPicanha, do McDonald’s, certo? A rede de fast food lançou esse lanche e, pouco tempo depois, teve que retirá-lo do cardápio. Isso porque, embora o lanche fosse feito com carne 100% bovina, essa carne não era… picanha. Do corte nobre, o sanduíche tinha apenas o aroma!

A polêmica foi tão grande que a imagem da empresa foi prejudicada em diferentes aspectos. O que não teria acontecido se o lançamento da empresa tivesse sido acompanhado pela equipe de gestão de relações públicas.

McPicanha

Entendeu como algo que parece “simples”, como o lançamento de um produto, pode ter uma repercussão negativa gigantesca para a sua marca? Continue lendo para saber mais sobre quais são as estratégias de RP, como elas funcionam e como podem auxiliar o seu negócio!

Fico à disposição para tirar qualquer dúvida que surgir. É só me mandar uma mensagem!

Planejamento de relações públicas: quais são os objetivos?

Planejar qualquer ação ou tarefa da sua empresa é importante para que você consiga prever todos os problemas que possam surgir no meio do caminho. A partir dessa organização, é possível analisar o que pode causar um impacto positivo ou negativo.

O setor de relações públicas atua com uma visão ampla do seu negócio, tendo conhecimento sobre o segmento em que você atua, seus concorrentes e seu público. A nossa missão é traçar estratégias eficientes de comunicação entre empresa e clientes, que podem ser alteradas conforme a ocasião.

Podemos dizer que o RP é peça-chave do seu negócio, porque é ele o responsável por cada mensagem que será divulgada. E essa comunicação deve ser feita sempre de maneira clara, a fim de evitar eventuais ruídos.

As principais responsabilidades da equipe de RP são: manter a reputação da sua marca na mídia e no mercado, criar estratégias de atendimentos em diferentes tipos de canais, gerar leads e conversões, divulgar produtos e serviços, pensar em novos conteúdos, reposicionar a imagem da empresa após um período de crise e até mesmo atuar para prevenir e impedir uma crise.

Planejamento de relações públicas

Conheças as estratégias mais utilizadas!

O planejamento de relações públicas envolve diversas etapas, e aqui estão as quatro principais:

1 – Conhecer o público da empresa, que é dividido em três partes: interno, externo e misto.

O interno são os colaboradores da empresa, os fornecedores, as filiais e as franquias. Já os externos são os consumidores, as comunidades ao redor, as empresas parceiras e instituições governamentais.

Enquanto o misto é composto por aquelas pessoas que possuem alguma conexão com o seu negócio, mas não fazem parte do cotidiano e não ocupam o espaço físico da empresa. Em outras palavras, seriam os familiares dos funcionários, os acionistas, os distribuidores, os revendedores, os terceirizados etc.

2 – Localizar esse público na internet.

Como a grande maioria da população está conectada no ambiente virtual, precisamos entender qual mídia ela acessa. Qual é o canal preferido do seu público?

Quando entendemos onde seus clientes estão, é mais fácil construir um planejamento de RP eficiente. Divulgar conteúdo personalizado nas plataformas em que seu público está, passa a ser o nosso foco, gerando, assim, engajamento e novas vendas.

3 – Definir quais serão os canais de comunicação da sua empresa.

Em um segundo momento, o planejamento avalia quais dessas plataformas (Instagram, Facebook, linkedin, twitter, tik tok, youtube, sites, blogs etc.) se alinham melhor com os objetivos do seu negócio.

4 – Definir ações para o público!

Lembrando que sua empresa tem públicos interno e externo.  No caso da comunicação com os funcionários, os melhores canais são a intranet, o e-mail, a newsletter e os murais. Oferecer palestras e treinamentos para a equipe também ajuda!

Para a audiência externa, a divulgação pode ser feita pela imprensa, pelos anúncios institucionais e pelas redes sociais.

assessoria de imprensa em São Paulo

Planejamento de relações públicas: como funciona dentro da sua empresa?

Para que o planejamento de relações públicas realmente tenha sucesso dentro da sua empresa, o primeiro passo é conhecer bem o seu negócio. Por isso, sempre peço informações para entender qual é o tipo de organização para a qual iremos prestar atendimento.

Ela pode ser familiar, privada com administração profissional, multinacional, instituição beneficente ou sociedade anônima.

O RP ainda precisa prestar atenção em outro fator: os riscos. Por exemplo: uma mineradora e uma petrolífera desempenham atividades que demandam cuidados maiores tanto com os colaboradores quanto para o meio ambiente.

Se seu negócio trabalha com a produção de mercadorias, também precisamos entender o processo para saber se aquele item está sendo fabricado dentro das normas legais. Os setores alimentício e farmacêutico, por exemplo, precisam seguir as regras impostas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Para implementar o último módulo do planejamento de RP, é fundamental analisar o cenário socioeconômico, com a verificação do ambiente em que sua empresa está inserida. A partir daí, será possível definir as ações de relações públicas e planejar de que forma elas serão colocadas em prática.

Quer saber sobre o planejamento de relações públicas e como ele impacta positivamente na comunicação e imagem da sua empresa? Venha conversar comigo clicando aqui!

assessoria de imprensa em São Paulo

Faça o planejamento de relações públicas da sua empresa com a Agile Comunicação!

Sou Marilda de Carvalho Martins e tenho mais de 20 anos de experiência como profissional de Relações Públicas.

Fundei a Agile Comunicação em 1998 e, desde então, tenho trabalhado para grandes empresas, como Subaru, Hyundai, Olimpus, Café Seleto, General Brands, Lupo, entre outras.

Continuo com a minha missão de ajudar a manter a excelência na reputação das empresas, com estratégias assertivas de Relações Públicas.

Quer saber mais sobre o meu trabalho? Fique à vontade para conversar comigo! Basta me mandar uma mensagem.

Até a próxima!